Brasília – O governo brasileiro espera contar com a participação do Mercosul na implantação do sistema brasileiro de TV digital, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Vamos produzir um sistema flexível, que dialogue com os demais padrões existentes. Nossa intenção é abri-lo à participação dos vizinhos do Mercosul e do continente. Para isso, temos mantido contato freqüente. Essa é uma área onde tal cooperação é mais do que bem-vinda", disse o presidente, após assinar decreto para implantação do sistema.
Lula disse ainda que o sistema brasileiro não será mera cópia do modelo japonês. "Não vamos apenas absorver o conhecimento e tecnologia do Japão, mas contribuir criativamente para o aperfeiçoamento do sistema, aqui e além da nossa fronteira. O Brasil será um grande e valioso parceiro na construção do sistema nipo-brasileiro de TV digital".
O presidente afirmou também que a implantação do sistema vai mudar a relação da sociedade com a informação, abrindo um mundo "cheio de possibilidades" para a população, em especial a mais pobre, que tem na TV o "único meio de informação e lazer". Com a TV digital, o brasileiro terá acesso a imagem de alta definição (com qualidade semelhante à do cinema) e serviços, como acesso à internet e dados da Previdência, por exemplo.
"Não está longe o dia em que as pessoas vão poder marcar uma consulta no SUS [Sistema Único de Saúde] pela TV", disse o presidente.