Um dia depois de entregar a presidência e três diretorias dos Correios ao PMDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o engenheiro civil Fernando Antonio Brito Fialho diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Fialho também está na cota do PMDB para o governo, que já está de olho no futuro para a governabilidade num eventual segundo mandato de Lula.
Fialho foi indicado pelo senador José Sarney (PMDB-AP), que ontem subiu à tribuna do Senado para declarar que apóia a candidatura à reeleição de Lula. Sarney lembrou ainda que, na segunda-feira, até 20 presidentes regionais do partido vão dizer que farão campanha para o presidente. Fialho foi diretor da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o porto de Itaqui (MA).
O PMDB aguarda agora a nomeação do presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Paulo Lustosa, para o Ministério da Saúde. "Dez entre dez artistas do PMDB na Câmara referendaram o nome de Lustosa para a Saúde", disse o líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB). O nome de Lustosa era defendido pelos peemedebistas para a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mas uma briga interna no partido atrapalhou a nomeação.