O Diário Oficial da União desta terça-feira (15) publicou a nomeação do ex-deputado do Rio Grande do Norte Elias Fernandes Neto para a diretoria-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Fernandes é do PMDB e foi indicado pelo líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Ele substituiu o petista Eudoro Santana, demitido nesta terça-feira pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também pelas páginas do Diário Oficial.

continua após a publicidade

Com a nomeação de Fernandes, o presidente Lula atendeu a uma exigência da bancada do PMDB na Câmara. Horas depois do momento em que o Diário Oficial começou a circular, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a sua segunda entrevista coletiva a jornalistas. Disse que não troca cargos por votação no Congresso. "Não existe votação por nomeação de cargo. Quem quiser votar contra, atrás de nomeação de cargo, pode votar contra", desafiou Lula.

Como para lembrar que o atendimento aos pleitos do PMDB é uma necessidade para o bom andamento das votações no Congresso, a mesma página 2 da Seção 2 do Diário Oficial mostrou também a assinatura da ministra Dilma Rousseff nomeando Cristina Gaião Peleteiro para o cargo de diretora de Infra-estrutura Hídrica do Dnocs. Cristina foi indicada para o cargo pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, do PMDB, um neolulista.

Pressão

A pressão do PMDB, porém, não terminou. O partido quer ainda a presidência de Furnas, a vice-presidência de Agronegócios do Banco do Brasil e diretorias na Petrobrás. Como o assunto ainda está pendente, o governo não teve confiança de votar ontem a emenda constitucional que concede aumento de 1% porcentual no Fundo de Participação dos Municípios.

continua após a publicidade