De volta à fase de auto-estima elevada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ele e o jogador Ronaldo, do Real Madri, são exemplos de superação para a juventude. Em discurso para estudantes que participavam da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Lula não economizou frases de auto-ajuda. "Minha vida é de disputa, a gente perde e a gente ganha", disse. "O importante é que o fato de não ter conseguido algo em um momento não significa que a gente não vai realizar o sonho amanhã."
Lula não citou a crise política do ano passado, o chamado escândalo do "mensalão", apenas lembrou que perdeu três eleições até se tornar presidente. "Muitos falavam para eu desistir", disse. "As pessoas diziam que o Ronaldinho, quando machucou a perna jogando pela Inter de Milão, tinha acabado para o futebol", afirmou. "Diziam: pára Ronaldo, pára", completou. "Ronaldo se sacrificou, voltou e foi o artilheiro da Copa de 2002."
O presidente recomendou aos estudantes disposição na escola. Muito diferente dos discursos de início de governo, quando valorizava o fato de não ter obtido diploma, a fala de Lula hoje ressaltou a importância do estudo e da tecnologia para o desenvolvimento do País. "Quando vocês estiverem pensando em desistir, olhem para o céu e agradeçam a Deus a oportunidade que estão tendo no Senai", disse. "Um jovem com diploma na mão não vai ouvir 10% dos "não" que a gente recebe quando não tem profissão."