O Itamaraty divulgou o programa oficial da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Áustria, onde participa da 4ª Cimeira União Européia-América Latina e Caribe. O evento tem início amanhã (12) à noite e deve reunir pelo menos 55 chefes de Estado e governo.
A comitiva brasileira desembarca às 18 horas de hoje (11) e o primeiro compromisso oficial do presidente é um café da manhã com a chanceler alemã Angela Merkel. Logo após, Lula segue para a abertura da reunião.
No fim da manha, Lula tem encontro marcado com o primeiro-ministro da Inglaterra, Tony Blair. À tarde, ele encontra o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero e participa da sessão de encerramento da cúpula. À noite, o presidente participa do jantar oferecido aos participantes do evento pelo presidente austríaco, Heinz Fischer.
Segundo o Itamaraty, paralelamente à reunião oficial, será realizada uma cúpula empresarial, organizada por empresários austríacos, além de uma reunião da troica da União Européia com os países do Mercosul.
No sábado à tarde, o presidente Lula terá reunião com Fischer. Segundo o Itamaraty, trata-se da primeira visita de Estado de um presidente brasileiro à Áustria. O convite foi feito a Lula pelo presidente Fischer, que esteve no Brasil em setembro do ano passado. À noite a comitiva volta ao Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores lembra que o Brasil é o principal parceiro comercial da Áustria na América Latina, com um fluxo que chegou a US$ 535 milhões em 2005. Cerca de 80 empresas austríacas estão instaladas no Brasil ou operando em parceria com outras.