Lula chega amanhã a Paris para participar das comemorações do Ano do Brasil na França

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega amanhã (13) à capital francesa, onde vai participar das comemorações do Ano do Brasil na França. O primeiro compromisso, às 11 horas (horário local), será a abertura do seminário Brasil: Ator Global, na Universidade de Sorbonne.

Em seguida, o presidente encontra-se com empresários franceses e brasileiros, no restaurante Le Pré Catelan, um dos mais famosos de Paris. Depois, participa do encerramento do Fórum Franco-Brasileiro da Sociedade Civil, iniciado hoje, e realizado pela Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong) e a Solidarité Urgence Développement (SUD), uma espécie de rede de ONGs francesas.

No encontro, está sendo discutida a cooperação entre ONGs dos dois países nas áreas de agricultura familiar, questões habitacionais, economia solidária e financiamento para o desenvolvimento.

À noite, Lula reúne-se com o prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, do Partido Socialista. O presidente encerra a agenda de atividades no Baile da Cidade, na Praça da Bastilha. Diversos artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente vão participar do evento. Entre eles, estão o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e a cantora Daniela Mercury.

Na quinta-feira, dia 14, data nacional da França, Lula assiste ao desfile militar, nos Champs-Elysées. A data comemora a Queda da Bastilha, quando a França se tornou república. Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, a Banda de Fuzileiros Navais e a Esquadrilha da Fumaça vão participar do evento, segundo a programação divulgada pelo Itamaraty.

No mesmo dia, Lula terá encontros, separados, com o presidente francês, Jacques Chirac, nos jardins do Palácio do Eliseu, e com prefeitos franceses. Lula visitará também o Espaço Brasil, montado por conta do Ano do Brasil na Franca. O espaço tem o objetivo de mostrar a diversidade e modernidade da cultura brasileira por meio de shows, peças de teatro e exposições. O espaço fica no Carreau du Temple, pavilhão tombado que fica no bairro do Marais, um dos mais tradicionais de Paris, até setembro deste ano. O presidente brasileiro encerra o dia assistindo à queima de fogos de artifício na Torre Eiffel.

Na sexta-feira (15), último dia da visita à França, Lula toma café-da-manhã com o primeiro-ministro Dominique de Villepin, no Palácio de Matignon, e tem uma reunião de trabalho com o presidente Jacques Chirac. Os dois governos vão firmar acordos. Depois, no Museu do Ar, Lula conhece a réplica do 14 Bis (avião projetado e montado pelo brasileiro Santos-Dumont, que voou pela primeira vez em 23 de outubro de 1906, em Paris). Em seguida, Lula retorna a Brasilia.

Os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci; da Educação, Tarso Genro; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan; das Relações Exteriores, Celso Amorim; da Cultura, Gilberto Gil, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, fazem parte da comitiva presidencial na viagem à França.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo