Brasília (AE) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou hoje, no programa semanal de rádio "Café com o Presidente", o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com Lula, nos últimos dois anos e seis meses do atual governo, investiu-se em saneamento básico "14 vezes a mais que o governo passado, de 1999 a 2002".
"Muita gente não gosta de investir em saneamento básico porque, quando você tem de cavar um buraco e colocar uma manilha depois que você cobre, ninguém vê que tem manilha lá embaixo", disse. "Então, não dá para colocar nome de parente, não dá para fazer homenagem e tem gente que não gosta."
Depois de afirmar que saneamento não é gasto, é investimento, ele ressalvou no programa que "os bons governantes do Brasil, e tem muitos prefeitos sérios, muitos governantes sérios, eu acho que tem gente que quer fazer as duas coisas; quer fazer ponte, quer fazer viaduto, mas quer fazer saneamento porque a palavra-chave é essa, investir em saneamento básico, tratar água, coletar o esgoto, tratar o esgoto".
Lula reiterou ainda que, quando tomou posse, decidiu que "era preciso fazer investimento em saneamento básico porque, de 1999 a 2002, houve pouquíssimo investimento". Em seguida, informou que a administração federal tornou disponíveis e contratou R$ 6,1 bilhões e que as empresas terão de apresentar os projetos que, depois de aprovados, vão para licitação, o que, às vezes, pode demorar um ano, às vezes, até um ano e seis meses para começar a trabalhar. O presidente reconheceu, no entanto, que é preciso que, todo ano, se ponha dinheiro em saneamento para que se torne uma política contínua.
Lula abriu a exposição comemorando o aniversário de dois anos do programa. "Já, dois anos? Benza Deus!", afirmou Lula, que há dois meses, transformou o programa quinzenal em semanal.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)