Depois de um encontro reservado no Palácio do Planalto, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Panamá, Omar Torrijos, assinaram seis acordos de cooperação envolvendo as áreas de turismo, transporte aéreo, cultura, esportes, desenvolvimento industrial, inclusão digital e saúde. Em discurso, o presidente Lula anunciou que em agosto visitará o Panamá para não só aprofundar os acordos já firmados, mas para transformar a viagem "em um grande evento não apenas político, mas empresarial, comercial".

continua após a publicidade

Lula disse que pretende levar na delegação brasileira um grande numero de empresários, "para que empresários panamenhos e brasileiros façam quantas parcerias forem necessárias para que a economia do Panamá e do Brasil continuem crescendo e que, tanto você como eu possamos, no final dos nossos mandatos, termos cumprido o que prometemos ao nosso povo: mais cidadania, mais emprego, mais renda e melhor qualidade de vida", afirmou.

Lula lembrou ainda o programa de combate à fome, pobreza e injustiça social implantado no Panamá e conduzido pela primeira dama daquele país. O presidente panamenho, por sua vez, disse que seu país aprendeu muito com o programa brasileiro de inclusão social e que está introduzindo idéias por lá. Para ele, Brasil e Panamá "têm um futuro promissor de cooperação". Segundo ele, a ampliação do Canal do Panamá ajudará os países de toda a região. "Queremos que o Panamá seja a porta do Pacífico para o Brasil", disse Torrijos.

continua após a publicidade