Lula anuncia auto-suficiência de petróleo no Dia de Tiradentes

O governo escolheu a dedo a data da cerimônia que marcará o início oficial da auto-suficiência na produção de petróleo. No feriado de sexta-feira, Dia de Tiradentes, mártir da independência do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acionará simbolicamente a plataforma de produção de petróleo P-50, escolhida pela Petrobras como o símbolo da conquista. O presidente vai acompanhar a extração do primeiro óleo da unidade, que tem capacidade para produzir até 180 mil barris por dia.

A expectativa é de que o gesto do presidente Lula repita em parte o que Getúlio Vargas fez quando acionou também simbolicamente o primeiro poço de extração de petróleo da Petrobras, e depois mostrou a mão suja de óleo para os fotógrafos, disse o diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella. Por razões de segurança, apenas fotógrafos e cinegrafistas foram convidados a acompanhar a visita à P-50.

Será a segunda vez que Lula embarcará na plataforma. No início do ano, o presidente participou de cerimônia que comemorou a conclusão das obras da plataforma, no estaleiro Mauá-Jurong, em Niterói, região metropolitana do Rio. Na ocasião, disse que gostaria de estar presente quando a unidade começasse a produzir petróleo, para anunciar aos brasileiros que o País atingiu a tão sonhada auto-suficiência. A conquista é encarada pelo governo como importante bandeira política em ano de eleições presidenciais.

Uma outra cerimônia será realizada no Rio, no fim da tarde de sexta-feira, com participação de políticos, empresários e empregados da companhia. Além de Lula, devem ter acesso ao microfone os ministros de Minas e Energia, Silas Rondeau, e da Casa Civil, Dilma Rousseff, a governadora do Rio, Rosinha Matheus, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

A Petrobras prepara ainda uma extensa campanha publicitária para comemorar a auto-suficiência, que deve ir ao ar nos próximos dias. A idéia é explicar ao brasileiro o significado da conquista. "Esta semana estamos lançando uma pergunta a cada brasileiro: procure em sua casa alguns objetos que tenham o petróleo participando de alguma maneira da cadeia", disse o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo