O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, disse hoje que o PT fez uma oposição responsável ao governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. A declaração foi feita durante uma entrevista ao jornalista José Luiz Datena, apresentador do programa ?Cidade Alerta?, da Rede Record de Televisão. Foi a terceira participação de Lula em programas de TV. Ainda no domingo (27), logo após a confirmação da vitória no segundo turno, ele foi entrevistado pelo ?Fantástico?, da Rede Globo. No dia seguinte (28), concedeu entrevista ao ?Jornal Nacional?, também da Globo.
Segundo Lula, o PSDB pode ter divergência e fazer oposição, o que não ?diminui? a relação que ele terá com o partido.
Lula falou sobre o assunto ao ser questionado sobre a declaração de FHC de que o PSDB não fará a oposição que o PT fez a ele, agora que os petistas estarão no poder.
?É preciso ter maturidade (para fazer oposição)?, disse. Segundo o presidente, o projeto é de interesse de todo o povo brasileiro, que fez parte da formulação, algo que pesará numa decisão de se fazer oposição a ele. ?Acho que não farão oposição por oposição, mas eu sei tratar as pessoas que fazem oposição, tentarei convencê-los?, afirmou. Lula reafirmou que cada proposta será discutida pela sociedade, e não produto de burocratas do governo.
Sobre alianças políticas, o presidente apontou que não vê nenhuma dificuldade na relação com o Congresso. Lula destacou que fez questão de visitar, primeiro, a Câmara e o Senado, uma forma de dizer o quanto considera importante a parceria dessas instituições com o Executivo para o País. ?Respeitarei a autonomia das instituições, mas quero trabalhar em parceria. Não medirei sacrifício para conversar o tempo que for necessário?, concluiu.