O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil precisa fazer frente à competição da China, se não quiser perder a oportunidade de conquistar um espaço de destaque no mercado internacional. "Nós não podemos ficar deitados em berço esplêndido olhando a China crescer", disse o presidente, diante de uma platéia de empresários do setor siderúrgico, na abertura do 20º Congresso Brasileiro de Siderurgia, promovido pelo Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) na capital paulista.

continua após a publicidade

Dizendo estar "de olho" na África, Lula lembrou que o continente terá em 20 anos um mercado consumidor de 1,3 bilhão de habitantes. "Se um país como o Brasil não estiver de olho para se introduzir enquanto setor tecnológico no setor industrial desse continente, não pensem que os chineses irão esperar o Brasil tomar a decisão. Eles vão ocupar.

Um dos passos nesse sentido, segundo Lula, é a internacionalização de empresas brasileiras. "Quanto mais empresas brasileiras a gente tiver fincando sua bandeira junto às bandeiras de outros países, mais este país irá se transformar numa grande economia", disse Lula.

continua após a publicidade