O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em comício na cidade de Campinas, afirmou hoje que o governo paulista esconde qual a situação do ensino fundamental. Segundo ele, na avaliação nacional do ensino fundamental realizado em seu governo, São Paulo que era administrada por seu adversário Geraldo Alckmin, foi o único estado do País a não realizar a avaliação. "No Brasil até eu entrar no governo, não tinha uma prova para avaliar os alunos. Nós fizemos uma prova em 41 mil escolas e para 3,6 milhões de alunos. São Paulo não se inscreveu. Foi o único estado do Brasil que não fez a prova." afirmou o presidente para um público de mais de 5 mil pessoas, no Largo do Rosário em Campinas.
"Possivelmente por que não quisessem (governo do estado de São Paulo) que soubéssemos como está a qualidade do ensino fundamental aqui em São Paulo" concluiu o presidente. Ele lembrou ainda, que no Enem , São Paulo ficou em 8º lugar na classificação geral. "É o estado mais rico da Federação que está no oitavo lugar da educação" discursou Lula. "Deus escreve certo por linhas tortas" completou.
Para o presidente, o seu governo prioriza a área de educação porque segundo Lula, só ele sabe a diferença de não poder estudar. Num dos maiores comícios já realizados nessa campanha de reeleição, o presidente Lula afirmou que para governar o País é preciso sim de "um pouco de inteligência" mas com "muito coração". "Não dá para governar o País apenas com números. O povo não é número".
Acompanhado no palanque pelos ministros Celso Amorim e Luiz Dulci e do candidato ao governo Aloizio Mercadante, o presidente voltou a apresentar números.