Ao anunciar o reajuste de 5% sobre as aposentadorias e pensões, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse acreditar que ainda vai levar tempo o país encontrar uma solução definitiva para resolver de uma vez por todas o problema da Previdência Social.
"Vai levar um tempo até que a gente coloque a Previdência no seu devido lugar, sobretudo em termos de caixa. Isso só vai acontecer com o crescimento econômico, com a geração de empregos e com a gente evitando que quadrilhas que fraudam a previdência social continuem oferecer às pessoas benefícios que não têm direito".
Lula, ao falar para representantes de aposentados e pensionistas, fez um alerta a toda a população: "Cada trabalhador precisa zelar pela Previdência Social como se fosse uma célula sua, porque da fortaleza da Previdência Social depende o futuro da gente".
Segundo anunciou o presidente, o déficit na Previdência hoje é da ordem de R$ 40 bilhões. Ele sugeriu à comissão formada hoje por ministérios, com o objetivo de discutir ações voltadas para a melhoria do poder de compra do aposentado e pensionista, que dê atenção especial às origens dos problemas da previdência social.
"Precisamos apresentar definitivamente, e eu acredito que não será em seis meses ou em um ano, mecanismos sólidos para um sistema que dê mais tranqüilidade para os aposentados e pensionistas de nosso país".
Sobre o aumento de 5% concedido aos aposentados e pensionistas, Lula disse não ser o ideal, mas, segundo ele, "sem dúvida nenhuma, representa um avanço de toda a categoria".