Atletas e representantes do setor esportivo de todo o país discutem propostas e estratégias para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer em um encontro que começa hoje em Brasília. No discurso de abertura dos trabalhos, às 18h30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai anunciar a Lei de Incentivo Fiscal ao Esporte, a ser encaminhada ao Congresso Nacional.
O projeto de estímulo ao setor prevê a dedução no Imposto de Renda de até 4% do valor investido, no caso das empresas, e de até 6% se o patrocinador for pessoa física. Logo após a cerimônia, os ministros do Esporte, Orlando Silva, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Paulo Vannuchi, e o presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), José Fernando da Silva, assinam termo de cooperação para o desenvolvimento de projetos sociais e esportivos. Esses projetos destinados ao público infanto-juvenil serão financiados com recursos do Fundo Nacional da Criança e do Adolescente.
Ainda hoje à noite, de acordo com a programação da 2ª Conferência Nacional do Esporte, haverá palestra do ex-ministro do Esporte Agnelo Queiroz e apresentações culturais. Amanhã (5) de manhã, os trabalhos serão retomados e vão se estender até domingo (7). Organizada pelo Ministério do Esporte, a conferência ocorre no Marina Hall, dois anos depois do primeiro evento, quando representantes de 873 municípios de todo o país discutiram esporte, lazer e desenvolvimento humano.