O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz discurso na abertura da 1ª Reunião de Chefes de Estado da Comunidade Sul-americana de Nações (Casa), às 8h30, no Itamaraty. Durante a cerimônia haverá palestra do presidente do Peru, Alejandro Toledo, e apresentação dos relatórios dos encontros empresariais sobre transporte aéreo, turismo e financiamento, realizado ontem (29). Os presidentes também tomarão conhecimento das conclusões do seminário sobre televisão e integração na América do Sul, ocorrido na quarta-feira (28) em Brasília.
Ainda de manhã, depois da foto oficial no jardim do terceiro andar do Itamaraty, os presidentes sul-americanos reúnem-se para discutir diversos assuntos de interesse dos países da Casa. O encontro ocorre às 10 horas, na Sala Brasília. Em pauta, questões sobre infra-estrutura, integração física e energética, meio ambiente, mecanismos de financiamento, economia e comércio, cultura, informação e meios de comunicação de massa, e promoção da coesão, inclusão e justiça sociais.
Participam da reunião oito (Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Venezuela) dos 12 países que integram a Casa. Não vieram ao Brasil, mas mandaram representantes, os presidentes da Colômbia, Uruguai, Guiana e Suriname. O encerramento da 1ª Reunião de Chefes de Estado está previsto para as 13 horas, com palestras dos presidentes da Bolívia, Eduardo Rodriguez Veltzé, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.