O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre a conferência internacional "Democracia: Participação Cidadã e Federalismo" às 9 horas no hotel Blue Tree em Brasília. Participam da cerimônia os ministros Aldo Rebelo, da Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais, e Luiz Dulci, da Secretaria Geral da Presidência. O objetivo do encontro, que vai até amanhã (3), é discutir a situação atual do federalismo na América Latina, tendo por base o relatório "Democracia na América Latina: Rumo a uma Democracia de Cidadãs e Cidadãos", elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

continua após a publicidade

Hoje serão realizados dois painéis. O primeiro, às 10h30, sobre desenvolvimento nacional, integração regional e democracia. O outro painel, com início previsto para as 14 horas, tratará de questões envolvendo democracia e participação social.

Às 11 horas, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, Lula assina decreto que regulamenta leis de acessibilidade a portadores de deficiência ou necessidades especiais. Participam da cerimônia os ministros Olívio Dutra, das Cidades, Tarso Genro, da Educação, e Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. O ministro Olívio Dutra chegará ao Planalto em um ônibus modelo, que permite o acesso às pessoas com restrição de mobilidade (deficiência física, sensorial, mental, orgânica e múltipla). Às 12h30, Lula recebe o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega.

À tarde, às 15h30, participa da cerimônia de entrega da quinta edição nacional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, também estará presente. Na mesma solenidade, Lula sancionará a Lei de Inovação de Incentivo à Pesquisa Tecnológica.

continua após a publicidade

A partir das 17 horas, reúne-se, em separado, com os ministros Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, Tarso Genro, da Educação, e Alfredo Nascimento, dos Transportes.