As Loterias Caixa anunciam amanhã, quarta-feira (28/06), a renovação de patrocínio no valor de R$ 3,8 milhões ao Comitê Paraolímpico Brasileiro. A renovação será assinada em coletiva de imprensa, às 16h, na Matriz da Caixa, em Brasília, pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva de Jesus Júnior, pelo vice-presidente de Transferência de Benefícios, Carlos Borges, e pelo presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino Neto.
Os recursos vão ser utilizados na realização do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Atletismo e Natação, no repasse de bolsa a 15 atletas por intermédio do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível e, ainda, como ajuda de custo na participação de equipes brasileiras em competições mundiais.
Essas ações têm o intuito de reafirmar o papel das Loterias Federais como incentivadoras de causas sociais, promovendo a valorização da diversidade e o resgate da cidadania de milhares de atletas portadores de deficiência. Além do patrocínio oficial, as Loterias Caixa também repassam 2% do total que arrecadam com a venda de apostas para instituições ligadas ao esporte olímpico e paraolímpico. Entre agosto de 2001 e abril de 2006, o repasse já atingiu a cifra de R$ 50,3 milhões.
A parceria entre as Loterias e o CPB começou em 2004. Ainda antes do início das Paraolimpíadas de Atenas, as Loterias estabeleceram seu primeiro contrato de patrocínio com o segmento paraolímpico. O resultado foi uma mala repleta de medalhas e o melhor resultado do Brasil em uma Paraolimpíada. A intenção das Loterias Caixa é prosseguir com o patrocínio ao CPB até as Paraolimpíadas de 2008, em Pequim.