Durante a inauguração do Colégio Estadual Benjamin Constant, nesta quinta-feira (30), em Londrina, o governador Roberto Requião, juntamente com o secretário da Educação Maurício Requião anunciou a escolha da cidade para construção de um Centro de Referência para alunos superdotados e talentosos.
?Os alunos superdotados das escolas públicas do Paraná terão um Centro de Referência que também fará a capacitação de professores e orientação aos pais. Cada estado terá um Centro e no Paraná Londrina foi escolhida para sediar esta importante obra?, afirmou o governador.
Além do Centro de Referência o governador anunciou a construção de outros dois Colégios em Londrina – similares ao que foi inaugurado – nos bairros Lenrrovile e Jamile Dequech.
?A escola é um belo projeto e nós estamos construindo 47 iguais a esta em todo Paraná. Só que mais importante do que a estrutura que qualquer governo venha a construir é o entusiasmo dos funcionários e professores o que aumenta o compromisso com a educação no Paraná, completou o governador.
Para o Colégio Benjamin Constant o secretário Maurício Requião informou ainda que será realizada a cobertura da quadra poliesportiva, instalação de laboratórios de informática com acesso a Internet e a aquisição de 150 novos títulos bibliográficos para a biblioteca.
Foram investidos R$ 934 mil na construção do Colégio Benjamin Constant, que atende o ensino fundamental e médio. O Colégio possui uma área de 1.588 metros quadrados, 12 salas de aula, laboratório de informática e biblioteca além de todos os ambientes terem sido projetados com acesso para alunos portadores de necessidades especiais. O Colégio tem capacidade para atender 700 alunos.
Durante a inauguração o secretário da Educação entregou para o Instituto Londrinense de Instrução e trabalho para os cegos uma impressora braile importada da Suécia para produção de livros e material didático em braile para todos os alunos com deficiência visual.
?A inclusão social tem sido uma das prioridades da Secretaria da educação que nesse momento renovou todas as impressoras e equipamentos que produzem material para alunos cegos no Paraná?, afirmou o secretário Maurício Requião.
De acordo com a chefe do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação, Angelina Matiskei, foram adquiridas 12 impressoras para todo o Estado. ?Há dez anos os equipamentos não eram renovados no departamento de educação especial?, disse Angelina.
A dona de casa Marilene Soares, que possui dois filhos matriculados no Colégio disse que a obra significa a realização de uma antiga reivindicação dos moradores. ?É uma escola onde os pais participam ativamente o que nos deixa satisfeitos e tranqüilos com relação ao aprendizado dos nossos filhos?, disse Marilene. Segundo ela, a única coisa que faltava para a obra ficar completa era a cobertura da quadra de esportes que foi anunciada hoje.
?Era o sonho dos alunos que agora poderam fazer atividades físicas em dia de chuva?, completou a doma de casa.
Participaram ainda do evento o secretário de Obras Dernízio Caron, o prefeito Nedson Micheletti e a deputada estadual Elza Correa.