O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, participa, nesta quarta-feira em Londrina da XVI Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol (RNPG). O evento vai ter como tema central ?Girassol: inclusão social e agronegócio?.
Segundo Pessuti, o momento é propício para discutir os processos de produção do biodiesel. ?Entre as vantagens do biodiesel, estão a geração de empregos, a melhoria ambiental e a economia na importação do óleo diesel?, disse. Ele lembrou que no evento os participantes vão ter a oportunidade de conhecer os diferentes projetos que já usam o biodiesel em motores.
De acordo com os organizadores da Reunião, paralelamente vai acontecer o IV Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol. O objetivo é apresentar a cultura como ferramenta de inclusão social na pequena propriedade.
Entre os participantes, vai estar o representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Breno Souza França. Ele vai relatar os objetivos do Programa Nacional de Biodiesel. Segundo França, o desafio é implementar de forma sustentável a produção e uso do biodiesel no País.
A pesquisadora da Embrapa Soja, Regina Villas Bôas Campos Leite, afirmou que durante o evento também serão apresentados os parâmetros usados na elaboração do zoneamento agroclimático para a cultura do girassol, que define o risco climático para cultivo em diferentes regiões e épocas de semeadura.
?Esta é uma antiga reivindicação tanto do Governo, que utiliza os dados para liberação de financiamento e pagamento de seguro agrícola, quanto dos produtores, que podem explorar a cultura de forma mais viável e com menor risco?, disse.
Leite lembrou que na ocasião será lançado o livro ?Girassol no Brasil?. A obra reúne textos de 38 autores. ?A publicação de 641 páginas é a mais completa sobre a cultura do girassol já editada no Brasil?, disse.
Cerca de 300 representantes da cadeia produtiva do girassol devem participar do evento promovido pela Embrapa Soja. Além da apresentação de 50 trabalhos técnicos, haverá painéis sobre o biodiesel no Brasil, a aptidão agrícola do girassol e o uso da torta do vegetal na alimentação dos animais. Uma das inovações do evento será a apresentação de relatos, por estado, sobre a situação do girassol no Brasil.