Debater as principais questões da criminologia em nível nacional, sem deixar de lado os problemas locais que tanto afligem a sociedade. Estas são as premissas que nortearão o I Congresso Paranaense de Criminologia, que será realizado em Londrina de 07 a 11 de novembro, no Centro de Eventos do Catuaí Shopping, em Londrina. Com o tema geral ?A criminologia no Século XXI?, o evento vai reunir os principais estudiosos brasileiros e londrinenses que se debruçam sobre o assunto e tem o apoio do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. No encerramento, o Congresso contará com a presença do professor argentino Dr. Luis Fernando Nino, uma das maiores referências em criminologia da América Latina. A expectativa dos organizadores é ter a presença de 800 a 1.000 pessoas nos cinco dias do Congresso, aberto a toda a população.
?No século passado os estudos ficaram mais voltados para o Direito Penal, excessivamente acadêmico. Porém, a sociedade precisa avançar em busca de outras respostas mais concretas para os seus anseios, quando se fala em violência e segurança. A criminologia pretende dar sua contribuição para esta resposta?. A explicação é do advogado, professor universitário e presidente do Congresso, Walter Barbosa Bittar. Ele esclarece ainda, que os estudos da criminologia vão muito à frente do Direito Penal porque dedica-se a estudar temas e situações que o Direito Penal, por sua própria natureza, não alcança.
Segundo Bittar, a criminologia é fundamental para que os governos definam as políticas de segurança pública. ?O crime não é só um problema social?, afirma. O advogado defende que a punição é só uma pequena parte do universo do estudo do fenômeno criminal, é preciso buscar e conhecer as alternativas propostas para enfrentar o problema. ?É preciso trabalhar o indivíduo como um todo. Enquanto os governos não investirem mais em salas de aula, na educação, vão continuar construindo presídios, o que é lamentável?, completa.
Lavagem de dinheiro, delação premiada e crime organizado, a reincidência criminal, crimes de colarinho branco, o neoliberalismo e a resposta criminal, Estatuto da Criança e do Adolescente, liberdade assistida, educação do adolescente infrator, os paradigmas nas políticas públicas de segurança nos cárceres e a formação dos agentes penitenciários, crime e exclusão social, são temas que serão debatidos no Congresso. Profissionais de Londrina, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e da Argentina já confirmaram presença. (ver programação abaixo).
De acordo com o presidente do Congresso, ao final do evento, será elaborado um relatório com as conclusões de todos os debates para ser encaminhado à Secretaria Estadual de Segurança Pública, bem como a editora Lúmen Júris do Rio de Janeiro publicará um livro, que terá distribuição nacional,sob a coordenação do prof. Walter Barbosa Bittar, contendo as principais conferências do evento. ?Londrina precisa ser vanguarda, numa área hoje muito pouco debatida. Nossa intenção é fazer este evento todo ano?, finaliza Bittar.
Serviço:
I Congresso Paranaense de Criminologia
?A Criminologia no Século XX?
De 07 a 11 de novembro de 2005
Centro de Eventos do Catuaí Shopping
Informações/inscrições (43) 3028-4654