Na próxima semana (de 23 a 27 de março), Londrina recebe atletas dos oito melhores clubes do país, representando diversos Estados que vão participar da Copa Brasileira Masculina de Handebol. A disputa, que vai ocorrer no ginásio de esportes Moringão e na quadra do Colégio Marista, também vai contar com a participação da Seleção Brasileira Júnior que treina para as Olimpíadas de Atenas, na Grécia.

A equipe Unifil Londrina/Sercomtel/Sicredi, que recebe apoio da prefeitura por meio do Fundo Especial de Incentivo à Projetos Esportivos, foi reforçada para este campeonato e ainda aguarda a confirmação da participação de três atletas londrinenses que hoje treinam em Campo Grande (MS) pela seleção brasileira.

De acordo com o supervisor da equipe de Londrina, Júlio Cesar Brevilheri, as equipes nacionais melhor classificadas no ranking da Confederação Brasileira de Handebol durante os campeonatos estaduais estarão presentes. A disputa pelo título de campeão brasileiro neste ano está entre o Clube Olímpico de Maringá, o Esporte Clube Pinheiros (SP), Clube Português do Recife (PE), o Ulbra de Santa Maria (RS), o São Bento Handebol Clube (SC), o São Miguel do Iguaçu (PR) e a Unifil Londrina/Sercomtel/Sicredi, que estão divididos nas chaves A e B. “A seleção brasileira é a oitava equipe mas veio só para treinar e melhorar a qualidade das disputas. A participação dela não conta pontos”, disse hoje (dia 17) o supervisor.

Este campeonato de handebol, um dos mais tradicionais do Brasil, ocorre anualmente durante o primeiro semestre, e é seguido pela Liga Nacional que, conforme Brevilheri, tem um tempo mais longo de duração e normalmente, é disputada no decorrer dos outros seis meses. Em 2002, a equipe londrinense participou da Copa, em Brasília (DF), obtendo o terceiro lugar, já no ano passado o time caiu para a quinta colocação, durante o campeonato em Florianópolis (SC).

Para este ano, a equipe Unifil Londrina/Sercomtel/Sicredi treinada pelo técnico Giancarlos Ramirez, foi renovada e o treinamento intensificado. A presença de três atletas londrinenses que jogam pela Seleção Brasileira ainda não está confirmada, segundo o supervisor da equipe. “Dependemos da liberação dos jogadores pela seleção, eles vão participar das Olimpíadas neste ano, não sabemos se será possível, mas, caso seja, teremos uma grande vantagem”, afirmou Brevilheri. O time composto por 14 jogadores (titulares e reservas), sendo um no gol e seis na linha de frente, recebe treinamento tático no ginásio de esportes Moringão pela manhã e à tarde em uma academia de musculação durante seis vezes por semana.

Segundo o supervisor Júlio Cesar Brevilheri, os cerca de 160 atletas que vão participar da Copa Brasileira de Handebol começam a chegar a Londrina nesta semana e ficarão instalados na Chácara Eldorado, perto da saída para Ibiporã.

continua após a publicidade

continua após a publicidade