A exemplo do primeiro turno, a Justiça Eleitoral já determinou à Prefeitura de Londrina a cessão de veículos municipais para o transporte oficial de eleitores residentes na área rural do município no domingo. Serão disponibilizados por todos os órgãos públicos instalados em Londrina mais de 240 veículos, 70 somente da administração municipal. Segundo informações da Justiça Eleitoral, devem ser transportados cerca de 13 mil eleitores neste segundo turno das eleições. O serviço começa a ser prestado a partir das 6h do domingo.

De acordo a Secretaria Municipal de Gestão Pública, após serem autorizados pela Justiça Eleitoral a transportarem os eleitores, os veículos receberão o itinerário a ser seguido. ?Todos os carros para transporte oficial vão se encontrar no estacionamento do Moringão [ginásio de esportes], antes das seis da manhã para que sejam autorizados?, explicou Luiz Roberto de Almeida, funcionário da secretaria. Conforme Almeida, os carros terão 53 rotas para cumprir. ?Vai sair um carro de cada distrito. Vamos passar na estrada principal de cada um para atender as pessoas que moram em sítios muito afastados.?

Para os eleitores que moram na área rural mas votam na cidade, o transporte também será garantido. Porém, Almeida alertou que o transporte oficial somente poderá ser feito até o ginásio de esportes Moringão. ?É proibido transportar eleitores dentro da cidade. Somos obrigados a levá-los somente até o Moringão. De lá eles devem tomar um ônibus para chegar na sessão onde votam.? Para voltar aos distritos, os eleitores podem procurar os carros oficiais para transporte até as 20h.

Os carros cedidos pela prefeitura por determinação da Justiça Eleitoral em agosto deste ano são de dois tipos: kombi e Fiat Uno. De acordo com o diretor de Gestão de Bens Municipais da Secretaria de Gestão Pública, Henrique Catro Silva, os 70 veículos serão disponibilizados por todas as secretarias e autarquias municipais. Os gastos com combustível também ficarão a cargo de cada órgão público que ceder os veículos ao transporte oficial de eleitores.
   
No primeiro turno das eleições, dia 3 de outubro, foram transportados 13.096 eleitores dos distritos rurais de Londrina. Foram cedidos pelos órgãos públicos 242 veículos, entre carros, ônibus e caminhonetes ? mesma quantidade que deverá ser disponibilizada para o segundo turno. Segundo informações da Justiça Eleitoral, foram rodados 69.000 km no total.

Moringão

De acordo com a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), o ginásio de esportes Moringão também será cedido à Justiça Eleitoral neste segundo turno das eleições. No domingo as atividades que ocorrem no ginásio serão interrompidas para que o espaço seja utilizado.

Escolas    

Para as eleições deste ano, a Justiça Eleitoral determinou a cessão de prédio das escolas municipais. Assim como ocorreu no primeiro turno, as aulas não serão interrompidas para a organização dos locais de votação. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, as escolas começam a ser utilizadas a partir do sábado. De acordo com informações da Diretoria de Gestão de Informações e Arquivo Público, da Secretaria de Gestão Pública, das escolas municipais Professora Ruth Lemos (conjunto habitacional Luiz de Sá), David Dequech (parque Ouro Verde), Padre Anchieta (patrimônio Heimtal), Juliano Stinghen (conjunto habitacional Parigot de Souza) e Haydee Colli Monteiro (jardim Paraíso), todas na região norte da cidade, a transmissão dos dados das urnas à Justiça Eleitoral será on-line. 

continua após a publicidade

continua após a publicidade