Londrina ganha plano diretor de integração de seis municípios da região

O governador Roberto Requião recebeu nesta terça-feira (08), no Palácio Iguaçu, a equipe do prefeito de Londrina, Nedson Micheletti, que apresentou um projeto de desenvolvimento integrado de seis cidades daquela região. O objetivo, segundo o prefeito, é que estes municípios, que já trabalham juntos, mas não têm um plano de desenvolvimento uniforme, nem um plano diretor de crescimento, tenham um desenvolvimento urbano integrado. ?Esta proposta do prefeito de Londrina é inteligente e interessante. Não é aquela história de criar região metropolitana para criar cabide de emprego?, declarou o governador durante a reunião.

De acordo com Requião, o que a Prefeitura de Londrina está oferecendo é um consórcio de municípios e isto é fundamental. ?Para planejar uma região é necessário ter, pelo menos, a concordância dos municípios. E, com o apoio do governo do Estado, queremos criar um plano diretor de desenvolvimento sustentado regional, com a visão da polinuclearização, ou seja, defendendo também Londrina da super população?, explicou ele.

Para o governador este é um plano que vai valorizar todo o conjunto de municípios e não só uma cidade. ?Uma idéia desta natureza tem que ser aceita com alegria pelo governo do Estado. Então nós sepultamos a idéia do cabide de emprego e apresentamos um consórcio que contará com planejadores do Estado para viabilizar um grande projeto de desenvolvimento para o entorno de Londrina, ou seja, os municípios que compões esta região?, afirmou Requião.

O prefeito de Londrina explicou que o Projeto Arco-Norte de Desenvolvimento Integrado, como é chamado, compreende as cidades de Ibiporã, Londrina, Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana. ?Este nome foi dado exatamente porque estes municípios fazem um arco na região Norte do Paraná. Todos eles já têm uma identidade, mas o que falta é um planejamento para o futuro?, falou Nedson ao contar que a integração destas cidades será feita do ponto de vista aviário, ambiental, de desenvolvimento da industrialização, entre outros. ?É um projeto que vai trazer um desenvolvimento integrado para estas cidades? contou.

Para o prefeito, o governador Requião abraçou a idéia deste projeto por conhecer bem a realidade daquela região. ?Agora, será marcado uma reunião com toda a equipe dos municípios e do governo estadual para o lançamento deste projeto?, acrescentou ele.

Rodovia ? Outro assunto abordado pelo perfeito foi a importância da assinatura da ordem de serviço, pelo governo do Estado, para a duplicação da Rodovia Carlos João Strass (PR-545), a ser realizada nesta quinta-feira (10), em Londrina. ?Esta rodovia liga a cidade de Londrina com a saída para Assis, Estado de São Paulo. Hoje, ela está dentro da área urbana, é uma pista única, a comunidade reivindicava a duplicação dela dentro deste perímetro urbano e o governador atendeu ao pedido da população?, explicou. Segundo o prefeito, está obra é importantíssima para a região pois é uma estratégia para o crescimento. ?É um investimento do Estado dentro da cidade de Londrina?, falou ele.

Saneamento ? Além da duplicação, asfaltamento de bairros e outros investimentos, o prefeito Nedson também falou do investimento do governo Requião em saneamento, em Londrina. ?Hoje, a cidade está tendo o maior investimento de saneamento da sua história, com obras acontecendo em mais de 20 bairros, implantando a rede de esgoto e tratamento da água. Londrina vai fechar estas obras em torno de 81% da cidade coberta com coleta e tratamento de resíduos de esgoto. É um passo importante que está sendo feito, através da Sanepar?, afirmou.

De acordo com o prefeito, depois de oito anos sem projetos, do governo anterior, o Estado está sendo excelente para a cidade. ?O governo anterior, durante oito anos, praticamente deixou a cidade abandonada e agora o governo está investindo mesmo?, finalizou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo