Depois de quase três meses de impasse, o destino de pneus usados de caminhões, ônibus e maquinários de Curitiba e Região Metropolitana deve finalmente ter uma solução. Equipes da secretaria municipal do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) visitam amanhã o local proposto pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), em Araucária. A previsão é que as operações tenham início em quinze dias, a contar da data da aprovação.

A superintendente de Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, aposta no fim do impasse. “Pelo o que soubemos da própria Anip, não se trata de um depósito, mas caminhões baús ficariam estacionados no pátio, à espera dos pneus. Assim que lotassem, deixariam o local rumo à picotagem”, conta Marilza. “O fato de fazer carregamento imediato é ainda melhor, porque assim os pneus não ficam descobertos. A princípio, a alternativa me parece viável”, completa. A área escolhida pela Anip, em caráter de emergência, está localizada na Avenida das Araucárias, n.º 5500, em Araucária, nas dependências da associada Tortuga.

A superintendente lembra que o problema estava justamente em arrumar um depósito temporário, que preenchesse todos os requisitos necessários, entre eles a cobertura do local. “A cobertura é apenas uma das condicionantes”, ressalva. A equipe visita o local amanhã para verificar as condições tanto sanitárias como ambientais. A expectativa é que, no mesmo dia, haja uma conclusão. “Na segunda quinzena de abril, tudo deve estar equacionado”, acredita Marilza.

Janeiro

O impasse entre os fabricantes de pneus e a secretaria do Meio Ambiente começou em meados de janeiro, quando o Ibama notificou a secretaria, pedindo o cumprimento da resolução 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) de 1999, que impede o envio de pneus para aterros sanitários. Desde então, os pneus deixaram de ser depositados na Cachimba. Além disso, pela resolução, que entrou em vigor em 2002, a cada quatro pneus fabricados ou importados, pelo menos um fora de uso terá de ser coletado e destinado corretamente. Este ano, a proporção é de dois para dois e assim sucessivamente.

continua após a publicidade

continua após a publicidade