Recursos da ordem de R$ 12,1 milhões já foram repassados pelo Governo do Estado para desenvolvimento de nove projetos na área da pesca e aqüicultura no Litoral do Paraná. Os recursos são do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Os projetos, apresentados por instituições de ensino superior (Universidade Federal do Paraná e Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e órgãos de Governo (Secretaria de Agricultura e Abastecimento/Emater), são considerados estratégicos para o desenvolvimento auto-sustentável do Litoral do Paraná.
?Todos eles incluem geração de emprego e renda?, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi. ?Também envolvem a pesquisa científica e a aplicação de tecnologia apropriada?, acrescentou.
Com mais de 400 quilômetros de costa interna, o Litoral do Paraná é apontado como o terceiro celeiro de reprodução de animais aquáticos do mundo. Na região, vivem da pesca cerca de 8,2 mil famílias, distribuídas em 60 comunidades, todas com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH).