Lista de universidades que participarão do Projeto Rondon está na Internet

 A lista das 40 instituições de ensino superior que farão parte da primeira etapa do Projeto Rondon foi divulgada nesta quarta-feira pelo Ministério da Defesa e está disponível no endereço eletrônico www.defesa.gov.br. A Comissão de Avaliação de Propostas e Projetos examinou 124 solicitações e levou em conta o perfil acadêmico das instituições, com ênfase na experiência em atividades de pesquisa e extensão, especialmente na região amazônica.

As propostas de universidades que tenham condições de gerar autonomia na região e traçar diagnósticos da situação local tiveram prioridade, assim como aquelas que prevêem o trabalho de equipes interdisciplinares, formadas por quatro alunos e um professor.

Um dos objetivos do projeto Rondon é incentivar a responsabilidade social dos jovens, segundo Jorge Gregory, coordenador-geral de Orientação e Controle da Educação Superior do Ministério da Educação. "É um programa que se volta ao estudante universitário e que pretende contribuir na construção ou no fortalecimento de políticas públicas a fim de elevar a qualidade de vida da população local", acrescentou.

Na primeira etapa, em janeiro, as equipes irão para Manaus, onde receberão durante dois dias treinamento de ambientação na selva e orientações para os trabalhos de diagnóstico da região. Depois, seguirão para São Gabriel da Cachoeira (AM) para fazer o levantamento da situação das comunidades locais e das regiões do Alto Rio Negro, Japurá e Solimões. O trabalho está previsto para durar de 10 a 15 dias.

Ao final da viagem, as instituições de ensino superior deverão apresentar um relatório de atividades com os dados levantados e a análise dos problemas estudados. Do relatório constarão também propostas de medidas, projetos, programas ou políticas que encaminhem soluções.
A segunda etapa do projeto, prevista para julho, será dedicada à execução das medidas sugeridas.

Posteriormente, as atividades serão levadas para a região Nordeste e periferia das grandes cidades. O Projeto Rondon foi criado em 11 de julho de 1967, quando uma equipe de 30 alunos e dois professores saiu do Rio de Janeiro para Rondônia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo