O Ministério da Educação divulga na próxima segunda-feira (12) a relação dos alunos reclassificados para concorrer s bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni).
De acordo com a assessoria do ministério, o estudante pré-selecionado na reclassificação terá um prazo de dez dias para confirmar os dados socioeconômicos declarados na ficha de inscrição. A confirmação deverá ser feita na própria instituição de ensino onde ele pretende estudar.
O número total de bolsas integrais e parciais também será divulgado segunda-feira na página do ministério na internet. Na seleção inicial, foram classificados mais de 97 mil estudantes. Os que não confirmaram os dados perderam a vaga, agora utilizada para reclassificação.
O ProUni foi criado pelo governo federal em 2004. Oferece bolsas de estudos (parciais ou integrais) em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, a estudantes brasileiros de baixa renda sem diploma de nível superior.
Segundo o ministério, só pode se candidatar ao ProUni, referente ao primeiro semestre de 2007, o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2006 e obtido a nota mínima de 45 pontos (média aritmética entre as provas de redação e conhecimentos gerais). É necessário ainda ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.