As lojas de luxo evitam usar palavras como liquidação, saldão ou queima de estoque para não arranhar a imagem sofisticada de suas marcas. Mas, na prática, quando começa janeiro – ou até mesmo antes disso -, elas também entram na temporada de promoções, igual a todo o resto do varejo brasileiro.

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A liquidação mais famosa das férias ocorre na butique Daslu. Ela costuma arrastar centenas de clientes, que chegam a formar fila e brigar por uma bolsa importada à venda pela metade do preço. Neste ano, a liquidação está prevista para começar no dia 8 de janeiro, quando a clientela estará de volta das festas de fim de ano.

Em geral, a maioria dos descontos é de 50%. Poucas peças ficam 30% ou 40% mais baratas. Os produtos que levam a marca Daslu sempre entram na liquidação. Os importados já têm uma sala separada só para o evento. Bolsas da marca Bottega Veneta, roupas Chloé e sapatos Tod?s são algumas das mercadorias que terão descontos.

Algumas grifes estrangeiras sempre ficam de fora da liquidação da Daslu, como é o caso da Louis Vuitton, que tem como política global nunca dar desconto nos seus preços. Essa é uma prática comum entre as grifes de luxo. Joalherias como Bulgari e Tiffany e fabricantes de carro do porte da Ferrari têm como regra não mexer nos preços de seus produtos, a não ser em casos de mudanças cambiais.

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A Bang & Olufsen, sofisticada fabricante dinamarquesa de áudio e vídeo, no entanto, rendeu-se à popular queima de estoque. Os vendedores jamais usam essa expressão e não há um aviso sequer nas vitrines. Mas quem entra em qualquer uma de suas três lojas de São Paulo (Jardins e Shoppings D&D e Iguatemi), descobre, por exemplo, que o preço da TV de plasma BeoVision 5 baixou de R$ 70 mil para R$ 39 mil. Isso, se o pagamento for feito à vista. A TV convencional (de tubo) de 32 polegadas pode sair por R$ 19 mil, metade do preço original. A loja está dando o desconto porque o produto tem pequenos riscos.

A grife colocou seis modelos de aparelhos de som e TV em promoção. São equipamentos que estão saindo de linha ou têm pequenos defeitos. A Bang & Olufsen costuma fazer liquidações anuais no Brasil, mas essa é a maior queima de estoques feita até hoje, segundo os vendedores. As promoções começaram em meados de dezembro. Em janeiro, outros equipamentos devem ter seus preços reduzidos.

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As lojas da região da Oscar Freire, em São Paulo, também entram em liquidação no mês de janeiro. A grife masculina Ermenegildo Zegna deve iniciar sua temporada de descontos na segunda quinzena do mês. As italianas Versace e Cavalli liquidam nesta época a coleção de verão – os lançamentos são simultâneos com a Europa. Os descontos variam de 40% a 50%.