A partir de hoje a Central de Atendimento à Mulher Ligue 180 está funcionando todos os dias da semana, durante 24 horas. Criada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, a central começou a funcionar em 25 de novembro do ano passado em caráter experimental.
Inicialmente, o atendimento era feito apenas de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h40. Com a ampliação, o número de postos de atendimento passou de quatro para 20 e o número de atendentes, de oito para 59.
Em entrevista coletiva para anunciar a ampliação do serviço, a ministra Nilcéa Freire lembrou que as agressões contra a mulher não têm hora para acontecer. "A violência não acontece no horário comercial, ou só nos dias úteis. Portanto este horário de atendimento noturno, de madrugada e nos fins de semana é um complemento absolutamente essencial".
Segundo a ministra a experiência relatada pelo serviço é que, justamente nesses horários, muitas mulheres "ficam completamente desamparadas, sem orientação de como proceder".
Desde a criação até o dia 11 deste mês, a central atendeu 17.991 ligações, que geraram 20.759 orientações e encaminhamentos para casas de abrigo e serviços de saúde, por exemplo.