O líder de um grupo insurgente com vínculos com a Al-Qaeda afirmou numa fita de áudio, divulgada na internet, que sua facção começou a produzir seus próprios mísseis. A voz, que seria de Abu Omar al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico no Iraque, que abriga diversos grupos, como o Al-Qaeda no Iraque, também busca convencer facções rivais de que eles querem superar as divergências e se concentrarem nos ataques contra as forças dos EUA e as iraquianas leais a elas.

continua após a publicidade

A produção dos mísseis, chamados al-Quds 1, ou Jerusalém 1, "entraram na fase de produção militar com alto grau de alcance e precisão (…) podendo competir favoravelmente com os sistemas semelhantes mundiais", alardeou al-Baghdadi. Não foi possível confirmar a autenticidade da fita.

A gravação de 42 minutos tinha várias citações do Alcorão e palavras de ordem contra os EUA e as forças iraquianas leais a Washington. Além disto, pede que grupos subordinados ao Estado Islâmico no Iraque, como a Al-Qaeda no Iraque, parem de matar outros rebeldes islâmicos que não se juntaram a eles, como as Brigadas Revolucionárias 1920. No mês passado, a Al-qaeda matou Harith Dhaher al-Dhari, um dos líderes das Brigadas Revolucionárias 1920.

continua após a publicidade