Líder do Hezbollah diz que governo libanês fracassou

O líder espiritual do grupo guerrilheiro xiita pró-iraniano Hezbollah, xeque Hassan Nasrallah, disse que o governo do primeiro-ministro libanês, Fuad Saniora, "provou sua incompetência e não conseguiu cumprir suas promessas nem conquistar algo significante". Em discurso transmitido pela TV Al-Manar, operada pelo Hezbollah, ele autorizou a realização de protestos pacíficos para forçar a renúncia do gabinete.

Nasrallah, apoiado pela Síria e pelo Irã, acusou o governo anti-Damasco de Saniora de representar apenas uma pequena fração da sociedade libanesa. "O Líbano, com sua composição complexa, não pode ser administrado por um lado apenas em meio a condições internas difíceis", disse Nasrallah.

Segundo ele, a solução para isso seria a formação de um gabinete de governo com bases mais amplas. "Pedimos um governo de unidade nacional", voltou a exigir. "Conclamo a todos vocês que exerçam a pressão do povo para que esse objetivo seja alcançado", disse ele, referindo-se a protestos. Ele pediu apenas que as manifestações sejam "civilizadas e pacíficas".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo