O andamento de todas as compras e contratações de serviços por parte do Poder Executivo estadual pode ser checada on line pelo cidadão paranaense. No site www.pr.gov.br/compraspr, estão informações detalhadas sobre as licitações promovidas por Secretarias, autarquias, estatais e outros órgãos do Governo do Paraná.
Estão lá datas, participantes (inclusive com telefone e e-mail para contato), valor da compra ou do serviço a ser contratado, e informações atualizadas do processo. É possível saber, por exemplo, em que pé se encontra a licitação ? se foi homologada, se está sob análise judicial ou se está na fase avaliação das propostas. Tudo para assegurar transparência nas ações do Estado, especialmente naquelas que exigem despesas que saem dos cofres públicos.
“O portal ‘Compras do Paraná’ é referência nacional. O pessoal da Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, entre outros Estados freqüentemente nos consulta para implantar nosso modelo lá”, salientou a gerente de compras Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske, do Departamento de Administração de Materiais (Deam), vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.