O diretor presidente do IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Rasca Rodrigues e governador Roberto Requião, farão a entrega amanhã da licença prévia ambiental do terminal alfandegário do Porto Oficial. A solenidade será às 9 horas, na Fundação Cultural e terá a participação do prefeito Sâmis da Silva e secretários municipais.
O projeto de revitalização do Porto Oficial tem como objetivo criar uma nova alternativa de ligação entre Foz do Iguaçu e as cidades paraguaias de Ciudad del Este e Presidente Franco, desafogando o trânsito na Ponte da Amizade.
O objetivo é gerar uma nova possibilidade de transporte de veículos e pessoas, através de embarcações e com isso incrementar o comércio entre as cidades de fronteira.
Além disso a reativação do Porto Oficial será o resgate de um dos patrimônios históricos do município, já que o desenvolvimento de Foz do Iguaçu ocorreu a partir do porto. A estrutura foi desativada na década de 60 com a inauguração da Ponte da Amizade.
O pedido da licença ambiental foi apresentada por Foz do Iguaçu ao IAP em novembro de 2002. Por se tratar de uma área de preservação permanente na faixa de marinha, o processo foi repassado para análise do Ibama. A liberação da licença prévia ocorreu este mês e é um das condições para que o Porto Oficial seja reativado.