Os libaneses que entraram regularmente no Brasil, mas estão com visto vencido ou por vencer e, em razão dos ataques israelenses não têm condições de voltar a seu país, podem regularizar sua situação. A Polícia Federal está incentivando essas pessoas a entrar com pedido de refúgio.
De acordo com a assessoria de Comunicação Social da PF em Foz do Iguaçu, os interessados devem procurar a Polícia Federal para informações mais detalhadas e fazer o pedido de refúgio. Segundo a PF, basta que essas pessoas comprovem, com o visto válido ou com o bilhete aéreo, a entrada no Brasil desde do dia 1º de julho deste ano. Com o pedido, eles deixarão de ser clandestinos e poderão ficar no país até decidir sobre a volta ao Líbano.
A Polícia Federal informa que em razão das novas medidas de controle imigratório que serão implantadas em Foz do Iguaçu nos próximos três meses, "os estrangeiros do Paraguai e da Argentina que estudam ou trabalham no Brasil legalmente poderão procurar a polícia para a emissão da carteira de estrangeiro fronteiriço". Com isso, não serão mais tratados como turistas, mas como pessoas que diariamente vêm ao Brasil e voltam para seu país de origem.
