Com os ambientes cada vez mais compactos e a consciência ecológica em evidência, as indústrias de móveis buscam novas alternativas para substituir o uso da madeira nos ambientes. O vidro e o aço começam a ganhar intensidade como matéria-prima nas pranchetas dos designers de produtos e dos decoradores, que impõem novos conceitos de mobiliário para os ambientes comerciais.
De acordo com a arquiteta Fernanda Marinho, essa é uma tendência que vem sendo observada em ambientes de trabalho de praticamente todos os ramos de atividades profissionais. "Inclusive profissões consideradas um pouco mais conservadoras como advogados, por exemplo, já estão aderindo a detalhes em vidro ou metal", observa. Fernanda explica que, como as salas de escritórios estão cada vez menores, a tendência é optar por materiais leves, que passem uma sensação de amplitude. Além disso, há uma preocupação crescente com a modernidade, o design e, principalmente, com a funcionalidade do ambiente. "O escritório precisa ser prático e ao mesmo tempo um local bonito e agradável para se trabalhar. Tanto o metal quanto o vidro se encaixam nessas características, por terem uma manutenção muito mais simples que a da madeira e por conferirem um aspecto arrojado", define.
Para o diretor da Funcional Móveis, Helder Dias, o vidro é material muito bem aceito pelos clientes. Segundo ele, uma das linhas que atendem essa nova tendência é a Pac . "Ela surgiu de pesquisas nos próprios pontos de venda, que constataram a necessidade de uma linha que tivesse o uso de materiais diferentes, design inovador e que acomodasse equipamentos e acessórios de informática e de escritório do usuário", conta. A criação da linha nasceu de uma brincadeira com o consagrado jogo eletrônico "Pac-Man". Componentes da estrutura das mesas são feitos em alumínio usinado no formato do "Pac-Man" e o tampo em vidro deixa esses detalhes visíveis. "É uma linha que tem feito muito sucesso entre o público jovem, em escritórios de criação, como de arquitetura e publicidade e propaganda, por exemplo", revela. A mobilidade é uma das qualidades dos móveis que seguem essa tendência. "Por serem móveis leves, podem ser mudados de lugar com muita facilidade. Essa é uma característica importante para os usuários", finaliza Dias.