O 1º Levantamento Nacional do Transporte Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estará concluído até o final deste mês. O estudo visa obter informações sobre a situação do transporte escolar em todo o território nacional.
Serão pesquisados o número total de alunos transportados em cada município, os veículos utilizados, a quilometragem diária feita por cada um, a quantidade, o tipo e o estado dos veículos à disposição dos estudantes e até o custo do quilômetro rodado. As informações servirão de base para a formulação de políticas públicas voltadas à melhoria do sistema de transporte escolar e à a ampliação das discussões sobre o tema em âmbito nacional, com vistas à manutenção do aluno na sala de aula, diminuindo a evasão e promovendo a eqüidade da educação.
Para levantar os dados nos 5.561 municípios brasileiros, o FNDE e o Inep enviarão às prefeituras uma cartilha contendo informações detalhadas sobre o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate). O material será acompanhado do Relatório de Monitoramento do programa e do Formulário de Prestação de Contas que serão preenchidos pelos dirigentes da escola. As respostas poderão ser devolvidas pelos Correios, ou na internet, na página www.fnde.gov.br