Brasília ? O número de eleitores brasileiros cresceu 9,25% desde a última eleição presidencial, em 2002, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O aumento é cerca de 1,5 vezes maior que o aumento da população no mesmo período. Em estimativa divulgada em sua página na internet, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera que a população brasileira aumentou 5,88% nesses últimos quatro anos.
Paulo Kramer, professor de Ciência Política da Universidade de Brasília, tem duas hipóteses para essa projeção feita pelo IBGE. "Primeiro, existe o grupo de pessoas que não tinham o título de eleitor, e que agora, tiraram. Em segundo lugar, o crescimento do eleitorado também pode vir dos jovens, um grupo de voto facultativo" aponta o professor.
Essas taxas de crescimento da população fazem parte de uma projeção feita em 2000 pelo IBGE e revista em 2004. As estimativas foram feitas com base no Censo realizado em 2000, na Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios até 2001 e informações recentes das Estatísticas Vitais do Registro Civil. Dados mais específicos sobre essa projeção de eleitorado e crescimento populacional serão divulgados na semana que vem pelo IBGE.