Levantamento aponta radiografia dos bares e restaurantes do litoral

Enquanto para muitas pessoas a temporada de verão foi sinônimo de descanso e diversão, para outras o período das férias foi uma oportunidade para um emprego novo, mesmo que temporário. Levantamento realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR) feito no Litoral do Estado aponta aumento no número de contratações nos estabelecimentos para a temporada. Entre os meses de dezembro e fevereiro, os bares e restaurantes da região aumentaram o número de empregados em 89,5%, com o objetivo de atender a demanda extra de turistas e veranistas que freqüentam o local nesses meses. A campeã em contratações foi a Ilha do Mel, com um aumento de 178% em relação do período fora de temporada. Guaratuba, Matinhos e Pontal do Sul vêm na seqüência.

O aumento nas contratações de funcionários para a temporada, no entanto, não significou a melhora expressiva nas vendas, em comparação ao verão 2006. A pesquisa aponta equilíbrio entre empresários que verificaram movimento maior e àqueles que tiveram vendas menores. Para 34,3% dos comerciantes entrevistados o movimento nesta temporada foi melhor que no ano passado, mas para 33,35% o movimento foi pior. O cenário tende a melhorar quando é considerado o índice de 23,3% dos que informaram ter obtido vendas iguais às do verão passado. 

Guaratuba foi a cidade pesquisada que atingiu o melhor índice de desempenho no volume de negócios, com 81,5% dos estabelecimentos pesquisados apontando elevação nas vendas. Em seguida vem Morretes, com 77%, e Matinhos, com 75%. Já os municípios que apresentaram pior resultado foram Guaraqueçaba e Paranaguá, que tiveram empate com 69,5% das casas apresentando variação negativa no faturamento.

Vilões e pontos positivos da temporada

Os empresários do Litoral do Estado entrevistados pela pesquisa da Abrasel-PR destacaram a limpeza urbana e bom policiamento – com segurança reforçada – como os destaques da temporada. Já os vilões citados na pesquisa foram os problemas no saneamento básico, infra-estrutura e mão-de-obra desqualificada. Já sobre a movimentação de turistas, o maior obstáculo apontado foram as fortes chuvas de verão, que predominaram em especial no mês de fevereiro, até o Carnaval.

De acordo com o presidente da Abrasel Paraná, José Henrique Carlan, a temporada de verão de 2007 no litoral paranaense pode ser dividida em duas etapas. A primeira, que vai do Natal até o final de janeiro, foi considerada positiva. ?A boa presença das famílias e o elevado poder aquisitivo dos veranistas, aliado ao tempo bom, foram fatores que contribuíram para fazer essa etapa da temporada ser extremamente boa?, disse Carlan. Já na segunda etapa, que vai do início de fevereiro até o fim do carnaval, as chuvas e a mudança no perfil dos turistas, mais jovens com poder aquisitivo menor, colaboraram para a queda no desempenho.

A pesquisa aponta que entre a procedência dos turistas que freqüentam o litoral paranaense, a maior parte vem de Curitiba ou o interior do Paraná. São Paulo é outro estado que envia muitos turistas ao litoral paranaense. ?Registramos também aumento na vinda de turistas estrangeiros ao litoral paranaense nesta temporada. O principal destino é a Ilha do Mel, com a presença de visitantes de países como a Argentina, Alemanha, França e Uruguai?, revelou Carlan.

A pesquisa

A pesquisa da Abrasel-PR de avaliação da temporada de verão 2007 foi realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro, abordando questões como o percentual de contratação para a temporada, a comparação do movimento em relação ao ano anterior, assim como o poder aquisitivo do turista e sua procedência. Foram relatadas também as principais dificuldades e melhorias no litoral paranaense. A pesquisa entrevistou 88 proprietários dos principais bares e restaurantes de oito municípios do litoral: Paranaguá, Ilha do Mel, Guaratuba, Antonina, Morretes, Matinhos, Guaraqueçaba e Pontal do Sul.

Investimentos

Para melhorar o atendimento oferecido aos clientes pelos bares e restaurantes do litoral paranaense, a Abrasel-PR investiu durante o ano R$ 174 mil em treinamentos do programa Qualidade na Mesa, convênio com o Ministério do Turismo, tendo como parceiro o Sebrae. ?O Paraná é o recordista nacional em treinamentos do Programa Qualidade na Mesa, que enfocou duas diretrizes: o atendimento e os cuidados na manipulação dos alimentos. O programa visa levar às empresas e aos funcionários de bares e restaurantes os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)?, afirmou o presidente da Abrasel-PR, José Henrique Carlan.

Apesar da dificuldade em contratar mão-de-obra treinada, os primeiros resultados dos treinamentos do Qualidade na Mesa já foram percebidos. ?Os empresários revelaram uma grande evolução de seus estabelecimentos na temporada, com significativas melhoras no atendimento e no preparo do alimento. Mas temos consciência de que isso foi apenas um começo, ainda insuficiente. É preciso qualificar os jovens, que ganham oportunidade de emprego na temporada, melhorando, assim, a segurança dos alimentos e do atendimento aos turistas, que trazem preciosos recursos à região?, afirmou Carlan.

Além do balanço da temporada de verão no litoral paranaense, a Abrasel espera com a pesquisa formatar novas diretrizes nos preparativos para a próxima temporada de verão. ?A Abrasel acredita que a pesquisa trouxe informações muito importantes para o poder público, entidades e para a própria iniciativa privada, pois precisamos começar a planejar a temporada do próximo ano já, sem abandonar essas cidades que precisam de movimento o ano inteiro para gerar empregos e rendas para sua gente?, afirmou Carlan.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo