LER é um dos principais problemas de saúde dos trabalhadores do DF

O diretor de saúde do trabalhador do Distrito Federal (DF) e coordenador da 1ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador do DF, Walbert Linhares, diz que um dos problemas que os trabalhadores do Distrito Federal mais enfrentam são as Lesões por Esforço Repetitivo (LER), que acometem principalmente as pessoas que trabalham com computadores. Ele explica que embora estes postos de trabalho sejam considerados "limpos", sem danos à saúde interior da pessoa, eles causam sérios danos à saúde física.

"Precisamos aprimorar a atenção a essas pessoas, precisamos dar mais suporte, diagnóstico também, e nós precisamos oferecer a essas pessoas nos postos de trabalho computadorizados uma estrutura mais confortável, para que elas fiquem menos expostas a essas interações musculares", reclama Linhares.

Ele conta que foi inaugurado recentemente no Distrito Federal o primeiro Fórum pela Lei de Assistência, de Atenção e Diálogo sobre a saúde do trabalhador, uma iniciativa das regionais do Guará e da Estrutural, ambas regiões administrativas pertencentes ao DF. Segundo Linhares, a intenção é que o fórum seja permanente e reúna as idéias e novas maneiras de atenção à saúde do trabalhador.

"Tem sido muito importante a participação social nesse processo de atenção à saúde do trabalhador, a qualidade de vida dele durante o trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa e a sua relação com as pessoas que estão a sua volta, considerando que todos nós somos trabalhadores", afirma.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo