O programa Leite das Crianças obteve resultados que superaram as expectativas. Nos 20 meses de existência do programa, todos os 399 municípios do Paraná foram atendidos, beneficiando quase 160 mil crianças de seis a 36 meses de idade com um litro de leite por dia. O vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, ressaltou que o programa foi criado para reduzir a desnutrição infantil.

continua após a publicidade

Orlando Pessuti afirmou que o programa é uma oportunidade para o Paraná crescer. "Se de um lado fornece leite pasteurizado, enriquecido e de alta qualidade a crianças carentes, por outro lado, estimula o desenvolvimento da pecuária leiteira no Estado", explica. O produto, distribuído a famílias com renda per capita inferior a meio salário mínimo, possui teor mínimo de gordura de 3% e é enriquecido com ferro e vitaminas A e D.

Desde o início do programa, em maio de 2003, foram comprados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), por meio da Ceasa, mais de 30 milhões de litros de leite e mais de duas toneladas de Premix (concentrado de minerais e vitaminas). A expectativa do governo era que 157 mil crianças fosse atendidas até novembro do ano passado. O relatório divulgado em dezembro mostrou que 159.800 crianças estão recebendo o leite diariamente.

Nos últimos dois anos, o número de desnutridos no Estado caiu até 90% em alguns municípios, segundo a Secretaria da Saúde, responsável pela avaliação nutricional das crianças atendidas. Já foram avaliadas 15,9 mil crianças e o índice de desnutrição já está diminuindo.

continua após a publicidade