A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira (9) que pré-qualificou 29 empresas que se candidataram, individualmente ou agrupadas em consórcios, para participar do leilão de concessão de dez linhas de transmissão de energia e seis subestações que será realizado no dia 15 de dezembro próximo. Desse total, 21 empresas são brasileiras e oito são estrangeiras. Dessas últimas, três são espanholas, três são portuguesas e duas, colombianas.

continua após a publicidade

Para confirmar a participação no leilão, as 29 empresas pré-qualificadas terão que depositar as garantias previstas no edital no dia 14, na véspera do leilão.

As linhas que estarão em disputa serão divididas em seis lotes. A Aneel informou que, entre as empresas que haviam apresentado o documento para tentar a pré-qualificação, três foram desqualificadas por não terem cumprido as exigências do edital de licitação: as espanholas Isolux Ingeniería e Elecnor e a brasileira Hot Line.

Também foi desqualificado, para o Lote F, o consórcio P & B-EIP Brasil, formado pelas empresas portuguesas EIP e Pinto e Bentes. O consórcio continua pré-qualificado para o Lote C.

continua após a publicidade

No leilão do dia 15 de dezembro, estará em disputa a concessão para a construção e operação de um total de 1.033 quilômetros de novas linhas, que cruzarão Estados das Regiões Nordeste, Sul e Sudeste do País. A Aneel estima que as empresas vencedoras investirão R$ 680 milhões.