Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta segunda-feira (2) que 30 empresas interessadas no leilão de concessão de linhas de transmissão previsto para o dia 24 de novembro já entregaram os documentos para a pré-qualificação. Até o dia 20, a agência analisará a documentação ? centralizada na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), em São Paulo ? e divulgará a relação das pré-qualificadas.

continua após a publicidade

No leilão, na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, serão ofertados sete lotes com três subestações e 14 linhas de transmissão. O objetivo é instalar 2.250 quilômetros de novas linhas da rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), que deverão entrar em operação comercial em prazos que variam de 18 a 22 meses após a assinatura dos contratos.

Serão beneficiados os estados de Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Paraná.

De acordo com a Aneel, investidores da Colômbia, Portugal, Espanha e Itália também manifestaram interesse em participar da licitação, individualmente ou em consórcios.

continua após a publicidade

As empresas têm até o dia 23 de novembro para depositar as garantias. Esse leilão estava marcado para o dia 18 de agosto, mas foi adiado devido à concessão de duas liminares pela Justiça Federal do Distrito Federal.