O projeto de lei de incentivos à inovação tecnológica deve ser finalizado até sexta-feira (29) para ser enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional. A informação foi dada hoje pelo ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, na abertura do Fórum Abinee Tec 2005, no Palácio de Convenções do Anhembi, na Zona Norte da cidade.
Campos esclareceu que esse projeto prevê isenção parcial de tributos às empresas e ao meio acadêmico sobre os investimentos na formação de recursos humanos como, por exemplo, a contratação de doutorandos e tecnólogos em pesquisa e desenvolvimento de produtos.
Em seu pronunciamento, o ministro disse que o objetivo do governo é formar quatro centros de criação de produtos e investir também na formação de recursos humanos em software (programas de informática). Campos observou que em 2004, 68% dos recursos dos Fundos Setoriais foram para os programas da política industrial tecnológica e comércio exterior e este ano, esse percentual passou para 72 %, totalizando R$ 49 milhões. "Queremos consolidar a ocupação de espaços que o Brasil perdeu na década de 90 e que deseja ocupar a partir dessa integração de investimentos", disse o ministro.