O Senado Federal deverá votar no próximo esforço concentrado, que vai de 13 a 17 de setembro, o projeto de Lei da Biossegurança. A informação foi dada pelo senador Sérgio Zambiasi(PTB-RS). A garantia da inclusão da matéria na pauta de votações, segundo Zambiasi, foi dada a ele pelo presidente do Senado, senador José Sarney(PMDB-AP) , e também pelo líder do governo na Casa, senador Aloísio Mercadante(PT-SP), que reafirmou a determinação do governo de votar a matéria, apesar da resistência de alguns senadores.
Zambiasi fez um apelo aos líderes partidários para que cheguem a um acordo para votar logo o projeto, que é de suma importância para o plantio da soja, principalmente no Rio Grande do Sul. Ele explicou que, apesar do plantio de soja no seu estado iniciar em outubro, os preparativos começaram em julho. Zambiasi alertou que mesmo que a opção seja pela soja convencional, ?não há sementes suficientes?.
O senador gaúcho afirmou que se o plantio de soja transgênica for proibido, os produtores do seu estado enfrentarão problemas sérios, pois só há sementes não transgênicas para atender 15% da demanda. O senador afirmou, ainda, que a soja geneticamente modificada é liberada na Argentina, que tem uma fronteira de mais de mil quilômetros com o Brasil. ?É impossível que essa soja fique só do lado de lá da fronteira?, disse.
O projeto da lei de Biossegurança já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está aguardando votação dos senadores para então ser levado à sanção presidencial.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna