O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nesta terça-feira (10) que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que será enviada esta semana ao Congresso vai prever um superávit para 2008 em torno de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB), o que, em valores nominais, segundo ele, equivale a cerca de R$ 105 bilhões.

continua após a publicidade

Mantega explicou que já está decidido no governo que a sistemática de divulgação da LDO será mantida como nos anos anteriores, explicitando a meta em porcentagem do PIB e seu equivalente em valor nominal. Havia uma discussão dentro do governo se, com a nova metodologia de cálculo do PIB e a nova conjuntura fiscal, a LDO deveria trazer somente o superávit em valor nominal. Venceu a tese de manter a sistemática atual de divulgação.

Segundo o ministro, a LDO também vai definir que o Programa Piloto de Investimentos (PPI), que permite abater do superávit primário investimentos em infra-estrutura, será em torno de 0 45% do PIB. "Estamos fechando os detalhes da LDO com o Ministério do Planejamento", explicou.

continua após a publicidade