Existem dois mercados na citricultura mundial: o de frutas frescas e o de suco concentrado. No de frutas frescas destacam-se, pela ordem, como principais exportadores mundiais, Espanha, Estados Unidos, Itália, Grécia e Turquia. O de suco concentrado é praticamente dominado por Brasil e Estados Unidos que, juntos, produzem 90% do total mundial. Os grandes importadores mundiais são a União Européia (Holanda, França e Alemanha), Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul. O Brasil é o maior produtor e exportador de suco de laranja, detendo 50% da produção mundial, dos quais apenas 3% ficam no mercado interno. Os principais importadores de suco brasileiro são a Comunidade Européia (62%), os Estados Unidos (20,5%) e o Japão (9,2%).
E não há limites para a laranja na gastronomia. Pode estar presente em refeições simples, com um frango assado que se faz em poucos instantes. A propósito, combinando cebola e laranja, temos aqui duas opções de receitas que certamente farão o agrado no dia-a-dia. Uma delas, é zás-trás, Frango ultra-rápido com cebola e laranja. É só misturar maionese, creme de cebola de pacote, regar com o suco de laranja e levar ao forno. A outra, Frango com cebola e laranja, já é um tanto mais elaborada, mas nada que quebre o ritmo por perda de tempo.
Como toda fruta ácida, a laranja se presta a molhos, especialmente quando bem curtida no cozimento lento. É o caso dessa sugestão de Truta grelhada com manteiga e laranja, que pode ser feita na churrasqueira, com um molho curtido com as cascas da fruta. Ou, mais pompa ainda, nesse Pernil de carneiro ao molho de laranja e anis estrelado, que exige um certo trabalho, começa a ser feito de véspera, mas tem um resultado final altamente compensador. A carne fica extremamente macia e o molho, reduzido, forma praticamente um purê para acompanhar, com leves e discretos toques de anis que permanecem na boca. É prato de banquete, garantido.
E, para sobremesa, nada mais tradicional do que o clássico francês Crêpes Suzette, aquela fina panqueca com a calda combinando suco de laranja com licor Grand Marnier, flambada ao chegar à mesa. Complemento ideal para qualquer refeição e para se deixar a mesa ainda com água na boca. É só experimentar e comprovar.
Bom apetite!
Pernil de carneiro com creme de laranja e anis estrelado
Ingredientes:
1 pernil de carneiro de 2kg
8 laranjas baianas
3 anises estrelados
2 colheres (sopa) de açúcar
2 cebolas roxas
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
8 dentes de alho
250ml de caldo de galinha
Sal
Pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Na véspera, raspe finamente a casca de duas laranjas ? ou corte-as em tiras finas. Reserve-as.
Descasque as cebolas e pique-as no processador. Triture muito bem o anis estrelado com o açúcar com um pilão. Junte à cebola, incorpore o azeite e continue batendo, até obter uma espécie de pasta. Retire do processador, acrescente as cascas de laranja e tempere com a pimenta-do-reino.
Ponha o pernil em uma assadeira e cubra toda a face superior com a pasta. Cubra com papel-filme e leve à geladeira por 12 horas.
No dia, tire o pernil da geladeira uma hora antes. Retire o papel-filme. Pré-aqueça o forno a 250º.
Raspe ligeiramente a superfície do pernil, afastando a pasta para os lados e salgue-o. Tire o suco das duas laranjas descascadas e de mais duas. Descasque as outras quatro laranjas, tire a parte branca e corte-as em rodelas, retirando as sementes. Esprema os dentes de alho para retirar a casca e corte-os grosseiramente.
Ponha as rodelas de laranja e os dentes de alho em volta do pernil, na forma. Misture o suco de laranja com o caldo de galinha e despeje por cima, evitando regar a carne. Leve ao forno por cerca de 50 minutos, sem virar o assado.
Feito isso, retire a carne do forno e deixe repousar por 10 minutos em uma forma aquecida, para permitir que os sucos da carne voltem a irrigá-la por igual. Enquanto isso, ponha o molho em uma panela e leve ao fogo alto para reduzir até a metade.
Corte o pernil em fatias, cubra com algumas colheradas de molho e sirva o restante à parte, em molheira aquecida.
Sirva acompanhado de batatas sautés ou de arroz pilaf com especiarias.
Rendimento: 6 pessoas.