Cerca de 400 pessoas prestigiaram a solenidade de entrega das escrituras do Programa Nacional de Crédito Fundiário, ocorrida na manhã desta sexta-feira, 25, em Pinhalão. O secretário em exercício da Agricultura e do Abastecimento, Newton Pohl Ribas, entregou a documentação às 73 famílias que foram beneficiadas pelo programa. Na abertura, o prefeito do município, Valdomiro Teixeira Fraiz, destacou a importância desta ação para a região.
Os novos assentados tiveram duas palestras explicativas realizadas por técnicos da Emater e da Secretaria. Rômulo Madureira Faria, gerente regional substituto da Unidade de Santo Antônio da Platina (Emater), falou sobre a cultura cafeeira, e Márcio da Silva, coordenador técnico do Crédito Fundiário (Seab), explicou com simulações como funcionará o programa.
Prefeitos de diversos municípios paranaenses estiveram presentes na solenidade e elogiaram a iniciativa. O secretário em exercício, Newton Pohl Ribas, afirmou que logo outras regiões também serão atendidas pelo programa. Estiveram presentes também o delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Reni Denardi; o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agropecuário (Deagro), Carlos Roberto Bitencourt, lideranças e agricultores familiares da região.
Alguns produtores reivindicaram o aumento do limite do crédito de financiamento, de R$ 40 mil para R$ 60 mil. O secretário substituto do Reordenamento Agrário do MDA, Dino Castilhos, comprometeu-se a encaminhar a proposta para discussão.