Lançamento de foguete brasileiro na Suécia ocorreu dentro do previsto

Brasília – O foguete brasileiro de sondagem VSB-30 foi lançado na Suécia com sucesso às 5 horas da manhã de hoje (11), horário de Brasília. O veículo atingiu cerca de 239 quilômetros de altura e durante os cinco minutos e meio ficou praticamente sem peso, ou seja, em situação de microgravidade. Os quatro experimentos científicos da Agência Espacial Européia (ESA) que estavam a bordo foram realizados conforme o previsto.

Para o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sergio Gaudenzi, a utilização do foguete brasileiro por outros países significa um avanço na capacitação do país. "É muito bom para Brasil ter a possibilidade de colocar um foguete nosso numa operação dessas e de se capacitar para vender vôos de foguetes de sondagem", disse. "Essa é mais uma etapa do Programa Espacial Brasileiro que vai adquirindo seu lugar entre países que optaram por buscar domínio do espaço para fins pacíficos", acrescentou.

O objetivo, segundo ele, é que o Brasil ofereça vôos de foguetes de sondagem para quem tem necessidade de fazer experiências científicas, observações meteorológicas, dentre outras.

As pesquisas fazem parte de um convênio entre a AEB e a Agência Espacial Alemã DLR/Moraba. Essa é a terceira vez que o foguete foi lançado. O próximo lançamento do VSB-30 deve ocorrer no segundo semestre, no centro de Alcântara (MA). Ele vai levar experimentos brasileiros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo