Brasília – O foguete brasileiro de sondagem VSB-30 foi lançado na Suécia com sucesso às 5 horas da manhã de hoje (11), horário de Brasília. O veículo atingiu cerca de 239 quilômetros de altura e durante os cinco minutos e meio ficou praticamente sem peso, ou seja, em situação de microgravidade. Os quatro experimentos científicos da Agência Espacial Européia (ESA) que estavam a bordo foram realizados conforme o previsto.
Para o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sergio Gaudenzi, a utilização do foguete brasileiro por outros países significa um avanço na capacitação do país. "É muito bom para Brasil ter a possibilidade de colocar um foguete nosso numa operação dessas e de se capacitar para vender vôos de foguetes de sondagem", disse. "Essa é mais uma etapa do Programa Espacial Brasileiro que vai adquirindo seu lugar entre países que optaram por buscar domínio do espaço para fins pacíficos", acrescentou.
O objetivo, segundo ele, é que o Brasil ofereça vôos de foguetes de sondagem para quem tem necessidade de fazer experiências científicas, observações meteorológicas, dentre outras.
As pesquisas fazem parte de um convênio entre a AEB e a Agência Espacial Alemã DLR/Moraba. Essa é a terceira vez que o foguete foi lançado. O próximo lançamento do VSB-30 deve ocorrer no segundo semestre, no centro de Alcântara (MA). Ele vai levar experimentos brasileiros.