Foi lançada oficialmente nesta terça-feira (25) a Feira Sabores do Paraná de Maringá. Coordenado pela Secretaria da Agricultura, por meio do Programa Agroindústria Familiar ? Fábrica do Agricultor, em parceria com a Prefeitura Municipal, Emater, Sociedade Rural e Pró-Amusep, o evento será realizado no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, de 4 a 14 de maio, durante a Expoingá.
No Pavilhão Industrial, que abrigará a Feira, os visitantes vão encontrar em 100 espaços diferentes um mix de mais de mil produtos diferentes, transformados por 150 agricultores familiares e suas respectivas associações, distribuídas no Paraná. São geléias, doces, conservas, embutidos, defumados, queijos, bolachas artesanais, temperos, e outras variedades de sabores, que já conquistaram paranaenses.
Também vão ser comercializados artesanato rural, produtos orgânicos e flores. ?As agroindústrias do Estado estão preparadas para participar de grandes eventos, com volume expressivo de produtos e disponibilidade para atendimento do grande público consumidor?, explica o engenheiro-agrônomo Sérgio Righetti, da Emater, um dos responsáveis pela organização.
A região de Maringá, com 30 municípios integrantes, ocupará 50% do espaço, ofertando mais de 250 produtos transformados.
Para Renato Cardoso Machado, chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura, a feira faz parte do programa de desenvolvimento rural do governo estadual, visando aumentar a renda do agricultor familiar, pela agregação de valor na transformação da matéria-prima em produto agroindustrializado. ?Mais do que isso, é a forma de proporcionar ocupação da mão-de-obra da família no próprio ambiente rural, promovendo a tão desejada inclusão social da família do campo nos negócios das cidades?.
Ao considerar a Feira Sabores do Paraná um dos grandes atrativos da Expoingá 2006, Romualdo Faccin, gerente regional da Emater, lembra que ela também faz parte das propostas de desenvolvimento regional, vindo reforçar o trabalho da extensão rural e seus parceiros na realização da Fazendinha, que tem mais de 30 unidades expositivas e nos eventos técnicos programados, como os encontros dos integrantes das cadeias produtiva do Leite, da Carne e de Grãos.
Maringá é a segunda cidade do interior que promove a Feira e Sabores no Paraná. Em Londrina ela foi realizada em dezembro do ano passado, e Curitiba, a 7ª edição está marcada para acontecer em julho, no Centro de Exposições Parque Barigui.