Lagos de parques são monitorados pelo IAP

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está monitorando a qualidade da água de dez lagos de parques de Curitiba. A ação executada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) pertence ao projeto de Monitoramento de 24 Reservatórios do Estado do Paraná e constatou a degradação de três lagos. O objetivo é calcular o índice de qualidade de água de reservatórios (IQAR), identificar o grau de poluição dos lagos dos parques e recomendar medidas de manejo e recuperação à prefeitura.

Os lagos monitorados são os dos parques Barigüi, Tanguá, São Lourenço, Bacacheri, Tingüi, Barreirinha, Jardim Botânico, Passeio Público, Parque Náutico e Lagoa Azul (RMC). Eles estão localizados, em sua maioria, em áreas urbanizadas, sendo que a qualidade de suas águas é afetada tanto por esgotos domésticos quanto por efluentes industriais.

Resultados

O resultado da última análise realizada pelo IAP e divulgada nesta segunda-feira (28) aponta que os lagos mais poluídos da capital são o São Lourenço, Passeio Público e Lagoa Azul. O Parque Tanguá foi considerado moderadamente degradado. Já o restante dos lagos foram classificados como criticamente degradados.

De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, o monitoramento periódico dos lagos aponta indicativos sobre a qualidade da água dentro dos limites aceitáveis. ?Através de mapas temáticos e relatórios técnicos estamos orientando a prefeitura sobre a qualidade da água em áreas de lazer. O objetivo é recuperar as que apresentam problemas?, disse Rasca.

Os principais problemas encontrados são assoreamento, nos parques Barigüi e São Lourenço; formação de algas devido aos nutrientes do esgoto nos parques Náutico, Passeio Público e Barigüi; bancos de espuma no parque Lagoa Azul devido ao uso de detergentes. Quase todos os parques apresentaram número elevado de peixes mortos.

O IAP pretende ainda associar o monitoramento dos lagos aos rios formadores para subsidiar o Departamento de Parques e Praças da Prefeitura em ações de manejo e recuperação. Os mapas e relatórios sobre a qualidade da nos parques estarão disponíveis na internet pelo site www.sema.pr.gov.br/iap, a partir do dia 1.º de abril.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo